terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Começo do Adeus, Anne Tyler


Resenha por Ciane Cabral!

Aaron lutou desde sua infância para se livrar dos ‘’mandos e desmandos’’ de sua irmã mais velha, Nandina. Fugiu de qualquer menção a protecionismo vinda dos pais e da compaixão que despertava nas pessoas por ter deficiência no braço e na perna direita. Deficiência essa, adquirida devido a uma doença na infância (o que fez com que mãe dele se sentisse’’mega’’ culpada! tadinha...). De certa forma acho que a personalidade de Aaron foi moldada por sua deficiência e as consequências dela em sua vida e na vida de sua família. Quando comecei a ler o livro antipatizei o protagonista logo de cara sem nem saber por quê. Pensando nisso agora, acho que foi esse escudo que ele criava tentando proteger a si mesmo, com medo da piedade dos outros.

Nosso Aaron cresce e ao se relacionar com as mulheres acaba sempre atraindo o tipo ‘’maternal’’, justamente o tipo que ele quer passar longe... Mas o destino dá uma força e ele acaba conhecendo Dorothy, uma médica dedicada ao trabalho, de personalidade prática e alguns anos mais velha que ele. Eles são diferentes em muitos aspectos, mas ela parece ser tudo aquilo que Aaron sempre procurou: uma mulher que não fique lembrando ele o tempo todo que ele tem uma deficiência.

No começo do romance deles (na verdade nem achei assim tão romântico, mas vá lá...), Dorothy me pareceu tão fria! Eu ficava me perguntando onde estava a paixão, mas depois compreendi que a personalidade de ambos não permitia uma paixão avassaladora. Com o casamento, eles conseguem construir um lar simples, tranquilo e aparentemente feliz até que um dia depois de uma discussão boba um acidente acontece: uma árvore cai na casa deles e Dorothy morre.

Aaron fica arrasado, sente como se tivesse perdido uma parte sua e só consegue encontrar consolo e paz nas aparições de Dorothy. Paz que dura pouco porque com essas aparições ele vai refletindo sobre seu relacionamento com Dorothy, questionando-se, percebendo seus erros, erros que ambos cometeram e ao mesmo tempo percebe o quanto se amavam. No processo de dizer adeus a mulher que tanto ama ele descobre... É, pois é... Melhor parar por aqui... rs

Pra ser sincera, o livro passou longe de se tornar um dos meus livros preferidos. É bom?É! Principalmente quando vai chegando ao final e. Ops!Não posso entrar em detalhes, mas posso dizer que apesar de não ser tão sensacional e tocante quanto eu achava que seria ‘’O Começo do Adeus’’ revelou-se uma boa pedida para um fim de semana em que você quer uma leitura mais relax...

Editora: Novo Conceito
ISBN:   9788581630397
Publicação: 1ªed 2012
Páginas: 208
Idioma: Português
*livro recebido para resenha

6 comentários:

  1. Adorei sua resenha, eu estava louca para ler o livro!
    Um beijo,
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sei se teria coragem de ler... achei um tanto melancólico e triste, apesar de não rejeitar leituras assim... acontece que ganhei o livro, mas depois das primeiras páginas parei e não quis mais. Acabei trocando hj...
    Sua resenha tocou nos pontos importantes de quem está lendo. Gostei.

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira resenha que leio onde comentam a mesma coisa sobre o livro.
    De cara fui conquistada pela capa que achei belíssima, mas ao ler a sinopse, fiquei meio balançada... Não é um dos livros que mais morro vontade de ler atualmente, mas ainda estou deixando ele na minha listinha, rs.

    Adorei a sinceridade da resenha =)

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  4. Assim, quando lançou e não tive vontade de ler, mas vi tanta amiga minha falando bem, mas agora perdi de novo a vontade KKKKKKKK
    Parece realmente ser melancólico e frio, e isso de deficiência tenho certeza que não prejudica tando ele assim para se comportar desse modo, mas sei la...isso depende de cada um. Não sei se daria chance a leitura, mas vou tentar :]

    ResponderExcluir
  5. quero muito ler esse livro!
    ótima resenhaa (:

    ResponderExcluir
  6. A maioria das resenhas que li foram negativas, mas ainda pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha