quarta-feira, 28 de março de 2012

Speak, Laurie Halse Anderson.


Vou começar falando que: Sempre tive receio em ler Speak. Pronto, digo logo. Como assistir a adaptação para o cinema do livro já sabia o que me esperava: Uma temática forte e consequentemente uma leitura difícil.

Já vi o filme há um bom tempo, mas posso facilmente dizer que ler o livro não tem comparação. Como na maioria das vezes.

A história trata de uma garota que sofre abuso em uma festa do colégio, mas acaba não tendo coragem de denunciar o agressor. Somado a isso ela acaba ganhando uma péssima fama no colégio como a ‘garota que chamou a polícia e estragou a festa’.Resumindo, todos a ignoram e ela permanece calada diante do que aconteceu.

O livro é triste, isso nem precisaria falar. Só de acompanhar a Melinda narrando os detalhes de fatos bobos do cotidiano dela, tentando assim esquecer o que aconteceu... É de doer o coração. O leitor sofre junto, com certeza, com o silêncio dela. Mas o que me agradou foi a forma com que a autora abordou a temática. Não deixa de ser forte, mas ela soube desviar de uma narração que poderia se tornar apelativa. Esse medo foi Justo o que mais me fez evitar a leitura do livro.

Que bom que foi diferente do que eu imaginava.

O livro é marcante e com certeza a mensagem ficou. Fale,independente de qualquer coisa. Não deixe de mostrar o que você sente e o que acontece com você por mais difícil que seja.

Meu livro é a edição de aniversário de 10 anos do livro. A capa é linda e tem tudo a ver com a história. Ao ler você entende porquê.



Esse livro faz parte do desafio Printz:


Editora: Speak
ISBN: 978-0142414736
Publicação: 2009
Páginas: 240
Idioma: Inglês
Onde Comprar: Amazon
Inglês Básico/Intermediário

11 comentários:

  1. Oi Nii!
    Eu não conhecia esse livro, nem sei qual é o filme adaptado!
    De qualquer forma, fiquei interessada, gosto desses livros fortes!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o filme é até com aquela que faz a Bella de crepúsculo! huahahau

      então o livro é pra vc! =)

      Excluir
  2. Não havia ouvido falar desse livro, mas fiquei bem curiosa, nossa a estória deve ser marcante, deve ser triste e que nos deixa pensando no assunto. Parabéns pela resenha, simplesmente perfeita.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo que vc falou: Triste e marcante!

      obrigada Bru! =)

      Excluir
  3. Eu sabia que vinha uma coisa muito inédita por aí.
    Sabe que estou me deparando com livros que abordam o tema Abuso e estou amando as resenhas.
    O primeiro que vi foi "Hate List" e depois "But I Love Him". Quero ler esses, acho que será minha próxima aquisição em inglês (mais pra frente claro! rs) Ahhhh Nii, já começei a ler "My Romantic" tá (bem devagarzinhho). Li um post de incentivo esse semana que me cativou e me obrigou a pegar o livro da estante... :)

    Vou procurar saber mais do filme sim. Adoro adaptações literárias!
    E por falar em adaptações, já viu Jogos Vorazes?? Se der, depois conta o que achou.

    Nesse trecho: "O livro é marcante e com certeza a mensagem ficou. Fale,independente de qualquer coisa. Não deixe de mostrar o que você sente e o que acontece com você por mais difícil que seja.", lembrei de Just Listen da Sarah Dessen e do fofo do Owen... #analogia rs

    Acho que surtei nesse comentáriio... sorry!

    Bjks da Lisse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já ouvi falar nesses livro q vc citou! *_*
      quero ler tbém, mesmo com o tema tenso! =x

      ahh, que massa Lisse! O importante é que vc começou!
      esse livro é muitoooooooooo fofo!

      ainda não vi! huauah
      não sou a maior fã de adaptações! =x

      simmmmmmmmmmmmmm, total Just Listen! o/

      nada, eu adorei o coment!
      beijo Lisse amora!

      Excluir
  4. Oi, Nii!
    Eu tenho este livro. Esta mesma edição com a capa lindaaa. Ainda não li.
    Nunca vi o filme, e nem sabia da existência do livro até ler a resenha da Cláudia - do antigo blog "Livraria Outubro" e agora "Concentrófoba". Ela gostou do livro, e a resenha me deixou com mtaa vontade de lê-lo. Q bom q vc tb gostou do livro. É mais um motivo para eu querer lê-lo!

    Gosto de livros - ou filmes - tristes...rs.

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ler Dani!!!!
      o livro é ótimo e super rápido!
      Quando ler me conta =)

      bjo

      Excluir
  5. A capa não me chamou nem um pouco a atenção e juro que não iria querer ler se não fosse por sua resenha...
    ficou ótima!

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom q eu contribuir pra sua mudança de ideia!
      obrigada!!! =)

      Excluir
  6. Sempre tive vontade de ler o livro, uma pena que nenhuma editora brasileira tenha se interessado pelo livro, já que o meu inglês não é dos seus melhores e a estória parece ser incrível!
    Já ouvi falar do filme também e tenho muita vontade em assistir.

    ResponderExcluir

Oie! Que bom que você está aqui! Obrigada pelo comentário e volte sempre! ;) Bjo na testa! haha